DFTV 2ª Edição
Quinze de outubro
Hoje é Dia do Professor. E o DFTV foi até a Ceilândia mostrar um trabalho diferente.

Matéria exibida no dia 15/10/2004

Sexta-Feira, 15 de Outubro de 2004

Reportagem

Quinze de outubro
Renata Feldmann


O olhar é de quem busca o conhecimento, de quem está preocupado em fazer o aluno aprender, absorver o que a escola oferece. “Eu via a dificuldade que os meus alunos tinham para se locomover, foi isso que me chamou a atenção”, conta o professor Emerson Teixeira.

Emerson só precisou de algumas peças de bicicletas velhas e de uma cadeira usada. O primeiro triciclo foi um presente para o estudante Saulo Pereira. “Antes, eu tinha que pedir para o pessoal me levar. Agora, eu vou sozinho”.

O segredo é que os triciclos são mais leves e mais fáceis de usar que uma cadeira de rodas. “A pessoa que anda no triciclo vai pedalar, virar e frear só com o movimento dos braços ou das pernas, dependendo da deficiência dela”, diz Emerson.

Emerson já fez oito triciclos, cada um diferente do outro. O equipamento é personalizado, funciona dependendo da necessidade de quem vai usar.

Saulo tem movimento apenas em uma perna. João Henrique só usa os braços para se movimentar. Antes, ele não tinha força para andar sozinho com a cadeira de rodas. De triciclo e usando apenas um braço, William vai longe. “Vou para o Setor O, vou para o centro de Taguatinga. Tudo de triciclo”, conta.

Só faltava música para embalar os passeios e o triciclo ganhou um som. E o professor que não cobra nada pelo triciclo, ganhou o reconhecimento. “Acho legal, é uma iniciativa bacana do professor. Ele pensa nas pessoas que necessitam de alguma coisa de alguém. Ele é uma grande pessoa fora da escola”, elogia o estudante João Henrique.

O professor quer fazer triciclos para outros cem alunos. Quem quiser ajudar, basta clicar aqui. Parabéns a ele e a todos os professores.

Imagens: Márcio Muniz

Clique aqui para assistir à reportagem

[ © Copyright 2004 - TV Globo Ltda. ] | [ Política de Privacidade ]

Voltar