Jornal de Brasília 15 de outubro de 2004

Emerson Teixeira de Andrade é outro exemplo de professor que vai além do tradicional. Professor de matemática do Centro de Ensino Fundamental 20 e do Centro de Ensino Médio 4, de Ceilândia, ele criou o "triciclo cabuloso".

Foto de Joel Rodrigues

Trata-se de um triciclo que permite que pessoas portadoras de necessidades especiais pedalem apenas com o movimento de um dos membros (inferiores ou superiores). "É muito menos desgastante dirigir-se a uma localidade mais distante com o triciclo. Esse veículo proporcionou liberdade e independência para os usuários", explica Emerson.

Ronaldo Duarte Alves, 5 anos, não tem os membros inferiores e ganhou, há 15 dias, um modelo. "Ele não levou nem cinco minutos para aprender a andar de triciclo", comenta o mestre inventor.

A princípio, Emerson pretende fornecer o equipamento, adaptado e sem qualquer custo para cada aluno com dificuldade de locomoção da rede pública de ensino do Distrito Federal e Entorno. "Já consegui fazer oito triciclos."

Cada veículo custa R$ 400 e o professor depende de doações para produzi-las. Para alcançar seus objetivos, ele pretende promover shows e eventos beneficentes com o apoio de entidades públicas e privadas. Mais informações sobre os projeto, pelo site www.osteixeiras.com.br.